Piuí

 

Esses dias peguei um trem. Sei lá quem estava comandando, tampouco para onde ia. Embarquei, acho que até um pouco de maneira consciente, em vagões desgovernados e sem rumo. E os cenários que vi, minha amiga, se eu te contar... Temos lugares que podem ser bastante assombrosos dentro da gente e acessá-los não é um sinônimo de bom passeio!

Para ser sincera, já foram várias viagens assim, ao longo da vida. Quase sempre embarquei nesses trens quando estava distraída, vagando por uma plataforma qualquer na minha mente. Nesses rolês, revisitei memórias, criações com base em lembranças, poluídas pelo meu ego, pelo meu cérebro. Sempre em direção ao precipício, ao abismo de todas as vergonhas e todas dores, que ecoam mais alto nessas horas.

Esses dias peguei um trem e o que mudou foi perceber que estava nele. E que não queria estar.

Quando voei para longe, o que vi foi um labirinto de areia movediça, e a personagem que eu acho que sou estava atolada, lá no meio. Mas o que a cobria quase até a cintura era ela mesma, que ainda assim se debatia, afundando mais e mais. É interessante o que vemos quando nos afastamos, ainda que só um pouquinho.   

Nem sempre tenho essa consciência de quem é personagem e quem é autora da minha vida, quem eu realmente sou – que vai muito além da moça que digita. Além até de todas as minhas compreensões, e tem vez que eu acredito que a magia da coisa é justamente essa: não lembrar. Mergulhar tão profundamente que passo a esquecer que eu também sou esse mar. Que dá para nadar a favor da minha maré.

Parte da minha rotina ultimamente está focada em reforçar o fato de que eu não sou os meus pensamentos, muito menos preciso embarcar em todos eles. Porque não preciso. Posso apenas observá-los irem e virem, reconhecendo quem pilota e com qual intenção, sem me associar a nenhum deles. E esse controle é bastante positivo.

Recomendo.



Essa crônica pode ser ouvida: ouça caribu.


Clique aqui para acessar o menu completo com todas as histórias.

Ajude esta escritora independenteclique aqui e faça uma doação
Você não precisa se identificar, se não quiser! 💙


Postagens mais visitadas